A importância do Cortisol

 

Cortisol é o glicocorticóide mais potente produzido pela glândula supra-renal humana. É sintetizado do colesterol
e a sua produção é estimulada pelo hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) que é regulado pelo fator de liberação de corticotropina (CRF). O cortisol age através de receptores intracelulares específicos e afeta vários sistemas fisiológicos incluindo a função imunológica, regulação da quantidade de glicose, tonalidade vascular, e metabolismo ósseo. Normalmente conhecido como um hormônio do stress, ele ajuda a lidar com cada tipo de stress, de infecção ao medo.

Se você estiver no trabalho ou passando por uma emergência, um acidente, ou um confronto, o cortisol o ajudará a manter-se contido.
A produção de Cortisol tem um ritmo cicardiano que dependente do ACTH com níveis máximos cedo pela manhã. 
O fator que controla este ritmo não está completamente definido e pode ser interrompido por várias condições físicas e psicológicas. ACTH e cortisol são secretados independente do ritmo circadianos como reação ao stress físico e mental.   
Níveis elevados de cortisol e a falta de uma variação diurna têm sido identificados com a doença de Cushing (hipersecreção de ACTH). Níveis elevados de cortisol circulando, também foram identificado nos pacientes com tumores
nas glândulas supra-renais. Níveis baixos de cortisol são encontrados na insuficiência adrenal primária (e.g. hipoplasia da supra-renal, doença de Addison) e na deficiência em ACTH. 

Por causa das variações normais circadianas nos níveis de cortisol, distinguir entre níveis normais de cortisol e os níveis anormais de baixo cortisol pode ser difícil, por isso várias coletas diárias são recomendadas.
Lidar com o stress é uma parte muito importante do seu programa de saúde. Um exame hormonal de saliva para cortisol pode servir como um termômetro para seu stress, te avisando e alertando das exposições continuas ao stress, e assim a prováveis doenças. O exame de saliva irá te dizer se você precisa fazer alguma coisa sobre o seu stress, como tomar alguma ação para mudar as suas circunstâncias, ou obter algum sucesso em novas áreas de relaxamento e alivio ao stress. Quando você souber o nível de cortisol na sua saliva você poderá começar a tomar medidas na sua vida para reduzir o stress e proteger a sua saúde ao longo prazo. 
 
Um exame hormonal, permite o conhecimento de seu nível de Cortisol: 

  • Ajudar você a lidarr com o estresse, traumas, infecções, e pressões ambientais.
  • Aumentar a energia e o metabolismo.
  • Ajudar a regular a pressão sanguinea.
  • Realçar a integridade dos vasos sanguíneos.
  • Reduzir as reações alérgicas e inflamatórias.