O Cheiro dos livros



Quantos livros vc ja leu em toda a sua vida? 1,2,3...? 

Para quem tem desenvolta a habilidade de leitura, estes números podem facilmente ser convertidos em meses ou até mesmo semanas. 

Vamos tentar entao de outra forma: 

- Quantas peças de teatro ou filmes você já assistiu? 10,20,30...? 

Para quem é Cinéfilo, usaremos a mesma proporção..ou seja, estes numeros poderiam ser facilmente convertidos em meses ou até semanas, nao é?!
E agora, que tal fazermos o cruzamento de informações e tentarmos responder: 

- Quantos dos filmes ou peças que você assistiu ao longo de sua vida, eram baseados total ou parcialmente em livros? Hum...Seu número de livros "lidos" aumentou significativamente, nao foi? 

Bom...Já que voce"embarcou nesta viagem" e chegou até este ponto do caminho (e te agradeço por isso), vou te pedir para exercitar um pouco mais de sua criatividade e imaginar como seria se cada letra do alfabeto tivesse um cheiro? 

- Quantos livros você "leria"?.... Nenhum, 1 ou 2 por curiosidade...? 

Pois muito bem, fique tranquilo, você está dentro da média....da sua média.

Mas e que tem memória Olfativa por exemplo?? 
Você concorda que este número seria mais elevado? 

Este singelo exercício de raciocinio se presta somente para ilustrar que, nós (porque um dia nos disseram assim) por vezes esqueçemos que existem inúmeras outras formas de aprendizado e não somente o vindo de um bom livro interpretado por nós. 

Quando assistimos uma peça de teatro ou filme, lemos sim um livro, mas delegamos a terceiros a interpretação deste "livro". 

Certamente faremos a adequação desta interpretação, mas o importante é que, antes de mais nada, adquirimos informação e, em muitos casos, isso se transforma em profundo conhecimento. 

Diante disso, nao chega a ser dificil percebermos que em quase todos os casos, o que realmente "falha" é a forma que, se baseando apenas na maioria...exclue, rotula e marginaliza, quem, por incapacidade biológica, emocional ou ambos, necessita de outras formas de aprendizado.
 

"Senhoras e senhores"...eu vos apresento a Dislexia....?

Curta e compartilhe nossa página no Facebook:
www.facebook.com/ClinicaCleberMartins