Tricotilomania e Saúde Mental


Tricotilomania é um transtorno mental que envolve uma vontade irresistível de puxar o cabelo. Este comportamento ocorre até o ponto de queda de cabelo visível. As áreas mais comuns para puxar o cabelo são o couro cabeludo, cílios, sobrancelhas e cabelos, mas pode envolver qualquer parte do corpo.Tricotilomania é um tipo de transtorno do controle dos impulsos. Transtornos de controle de impulso são transtornos mentais que envolvem a falha repetida de resistir aos impulsos, ou impulso para agir de forma que sejam perigoso ou nocivo.  

Pessoas com esses transtornos saber que eles podem se machucar ou machucar os outros, agindo sobre os impulsos, mas não podem parar-se.Em crianças, a tricotilomania ocorre igualmente em homens e mulheres. Em adultos, é mais comum em mulheres do que em homens.





Quais são os sintomas de tricotilomania?

 Uma pessoa com tricotilomania não pode controlar ou resistir à tentação de puxar o cabelo do corpo dele ou dela. Outros sintomas que podem ocorrer com esta desordem incluem:

    
Um sentimento de tensão antes de puxar o cabelo ou ao tentar resistir à tentação de puxar o cabelo
    
Um sentimento de alívio, satisfação e / ou prazer após agindo sobre o impulso de puxar o cabelo
    
Presença de manchas nuas onde o cabelo foi puxado para fora
    
Presença de outros comportamentos associados, tais como inspeção da raiz do cabelo, enrolando o cabelo, puxando o cabelo entre os dentes, mastigando o cabelo, ou comer cabelo (chamado tricofagia)Muitas pessoas que têm tricotilomania tentar negar que têm um problema e pode tentar esconder sua perda de cabelo, usando chapéus, cachecóis e cílios postiços e sobrancelhas. 


O que causa a tricotilomania?

 A causa exata da tricotilomania ainda não é conhecida, mas parece envolver tanto os fatores biológicos e comportamentais. A investigação descobriu uma ligação potencial entre transtornos de controle de impulso, como a tricotilomania, e certas substâncias químicas do cérebro chamadas neurotransmissores. Neurotransmissores ajudam as células nervosas no cérebro enviar mensagens uns aos outros. Um desequilíbrio desses produtos químicos pode afectar a forma como o cérebro controla os impulsos. Ele também acredita que o estresse pode desencadear o comportamento impulsivo, e que algumas pessoas continuam o comportamento fora de hábito.Em alguns casos, as pessoas com tricotilomania também têm outros transtornos, como depressão ou ansiedade. Isto sugere que pode haver uma ligação entre esses transtornos eo desenvolvimento de tricotilomania. Além disso, o risco de desenvolver a tricotilomania é ligeiramente maior em pessoas que têm parentes com a doença, o que sugere que uma tendência para a doença pode ser herdada. 

Como é Tricotilomania diagnosticada?

 Se os sintomas de tricotilomania estão presentes, o profissional começará a avaliação através da realização de uma história médica completa e exame físico. Não existem testes para diagnosticar a tricotilomania, embora os testes podem ser usados ​​para afastar qualquer causa médica para a perda de cabelo.Se tricotilomania é suspeita, o profissional fisiologista deve encaminhar a pessoa a um Psicanalista, psiquiatra ,psicólogo, profissionais de saúde que são especialmente treinados para diagnosticar e tratar doenças mentais. Estes profissionais usam a primeira anamnese especialmente concebida e ferramentas para encontrar os fatores emocionais envolvidos no gatilho que disparam estes impulsos.