Você, é seu inconsciente escrito.

Unbewuss geschrieben ¹

Em tempos modernos não é nada incomum comportamentos questionadores providos de certas seguranças fictícias e informações oriundas de fontes duvidosas. Este ato é deplorável, mas perfeitamente natural do processo civilizatório. Certamente, a meu sentir, é distante chamar isto de evolução ou de processo evolutivo , mas trataremos isso em momento adequado.
O que realmente me trouxe a escrever este pequeno artigo, são as adequações de acesso ao inconsciente, fruto de nossos maiores esforços  e porque não dizer, nossio amor. Com a experimentação das técnicas de pressão, hipnose ( tratamento da Histeria de Anna O.) Freud e  Breuer utilizaram-se destes caminhos, optando ambos, pela utilização da Livre Associação como a mais indicada e menos suscetível a induções.
Até o presente momento, apenas comentei o que basicamente todos de nós sabemos, porém faz alguns anos que me proponho a utilizar uma técnica acessória no intuito de adentrar no núcleo do objeto: A Grafologia ou seja o tratado ou a ciência da escrita. Modernamente se tem definido como a Psicologia da Escrita. O nome GRAFOLOGIA vem do grego (graphein = escrever, e logos = tratado, discurso) e foi Jean Hyppolyte Michon, grafólogo francês quem lhe deu o título. Por isto e por ter desenvolvido um amplo trabalho sobre análise da escrita é considerado o precursor da grafologia atual. Diante disso, começei a fazer associações com os Lapsos(Chistes) Freudianos a qual ficaram bastante constantes ao ponto de cita-los com resultados desafiadoramente intrigantes.
Nossa “Nau” pode tranquilamente partir de - Interpretação dos Sonhos - 1899”  na qual Dr. Freud afirma que “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Pensando da mesma maneira, a meu modesto sentir, fica evidente que podemos utilizar esta técnica ao nosso apoio e que entende-la, é cada vez mais nos aproximarmos da essência de nossa ciência que é o entendimento das realização dos desejos infantis reprimidos, recordando que nas fases orais, anais e fálicas é certamente uma enorme pretensão minha, (mas mesmo assim a farei) incluir a fase de início do rascunho como fase “antegráfica” ou seja o objeto catexia para exprimir impressamente seus impulsos e porque não dizer instintos. Eis meus questionamentos e constatações, que deixo à reprovação de meus pares.

¹ Tradução para Alemão de Inconsciente Escrito

Cleber Martins