Agressividade Transferencial


A agressividade transferencial esta diretamente relacionada ao grau de regressabilidade do paciente. Quanto mais atuantes forem as partes arcaicas do Psiquismo, mas agressivo o sujeito se mostra, tendendo a sugestões ou críticas como hostis e pessoais, porém é esta mesma regressividade controlada que permite ao paciente o reajustamento em nível mais adulto. So poderemos corrigir os erros cronologicos via a analise desta regressão.
Os sintomas e os respectivos conflitos só podem ser superados, revivendo então os problemas de ódio e de amor nas relações parentais e as rivalidades em relação entre irmãos.

As diferenças de Agressividade normal e Agressividade neurótica basicamente segundo Bergler são:

A agressividade normal só é usada em defesa própria, enquanto a neurótica é usada indiscriminadamente, quando se repete uma pauta Infantil.
Na agressividade normal o objeto é um inimigo real...Na agresividade neurótica o objeto da agressão é um inimigo "imaginário" ou artificialmente criado. A agressividade normal não é acompanhada de sentimento de culpa inconscientes...O sentimento de culpa consciente sempre acompanha a agressividade neurótica.
A agressividade normal é proporcional a provocação. Na neurótica a menor provocação pode dar origem a maior agressão. Na transferencia negativa ou ambivalente sempre é exercida a agressividade neurótica.

O paciente Obssessivo-Compulsivo comunica as suas fantasias agressivas inclusive as mais ferozes não unicamente  com facilidade, mas sim com certa vaidade. O Obssesivo não cai em Silencio, fala sempre, mesmo em seu estado de resistência, porém ISOLA seus afetos de suas IDÉIAS. As associações são difusas tanto quanto sua obssesão em grande escala...