Quanto custa sua frustração?

Do ponto de vista da psicologia dos instintos (psicanálise), o termo frustração refe­re-se geralmente à recusa de satisfação pela realidade. Às vezes, é chamada de frustração externa, para distingui-Ia da contrariedade de impulsos por forças no inconsciente.

Quando, no caso de uma pessoa mental­mente saudável, o meio não está preparado para a aceitação de um desejo, este último pode ser mantido em suspenso até que a realidade seja adequadamente disposta ou até que se apresente alguma forma de satisfação substituta. 


 
Quando a exigência instintiva não pode ser normalmente manipulada pelo sujeito, ele po­derá mobilizar todas as suas energias para a satisfação dessa exigência, ignorando os cos­tumes e preceitos morais do seu meio e é nesse momento que a frustração "cobra seu preço" e que,  socialmente, surgem os maiores problemas.
Podemos traçar um paralelo com as expectativas: Quanto maior e mais surreal elas se tornam, maior as possibilidades de nos decepcionarmos.
Parafraseando Freud é recomendado lembrar que: " refugiando-se na vida fantasiosa, onde criará novas formações de desejo, o sujeito arrisca-se a reanimar desejos primitivos, sendo muitas vezes, indesejáveis ao momento terapeutico.

Como falamos em  frustração externa devemos comentar sobre a  frustração interna, que significa o rechaço de impulsos instintivos por forças de desejos inconscientes , principalmente pelo superego (Aspirações, Moral, Costumes etc). 

Resumidamente, deveremos diferenciar as nossas frustrações externas (vida saudável) dos Impulsos por forças inconscientes, para que possamos dar o tratamento e a devida atenção proporcional a cada angústia, sendo que estas diferenças são cruciais nos processos seguintes de tratamento, pois se for dada valoração desproporcional, "o alto preço da frustração", nos tornará psiquicamente incapazes de saldarmos nossas "dividas emocionais" presentes ou mesmo futuras.
Um ótimo dia a todos!