O Papel da Psicanalise.

O mundo nunca é o mesmo para nós depois de estudamos química, fisica, biologia, astronomia, geologia etc.. As ondas da praia, o gelo, a terra, as rochas sobre nossos pés, assim como a Via Láctea sobre nossas cabeças, tudo é novo e diferente assim como era antes. Do mesmo modo a Psicanálise permite-nos compreender mais sobre as pessoas que nos rodeiam do que o podíamos. Dá-nos uma nova dimensão em nossa visão do mundo de seres humanos como nós.
Por suas descobertas, a psicanálise permite-nos ter um quadro mais apurado, mas completo e mais acabado da vida mental e comportamental do homem - do homem enquanto pessoa. Da física, sabemos que um objeto físico é o que parece ser aos nossos sentidos desarmados. Do mesmo modo. sabemos, pela psicanálise, que cada pensamento, cada ação, é determinado de modo bem mais complexo de que se podia imaginar antes que Freud delineasse o método psicanalítico de investigação emocional. 
Sabemos que tudo que fazemos ou pensamos, está moldado , em partes, pelas forças do ID (inconsciente), isto é, pelo legado dos desejos instintivos da infância, em parte pelas defesas contra esses desejos (Ego), em parte pelas exigências morais (o superego), em partes pelas circunstâncias externas, correntes, assim como pelas oportunidades de gratificação que nos oferecem.



Na psicanálise, pode-se ver como é grande o papel exercido na motivação humana pelos impulsos e pelos conflitos que se originam. KRIS (1947) escreveu que a psicanálise é o comportamento humano visto como conflito - um epigrama totalmente psicanalitico, que exprime uma profunda compreensão interna (insight) da natureza humana. O homem é um criatura cujos apetites animais, molados pelas experiências na infância, constituem as principais motivações que o impelem a agir por toda a vida.
Os impulsos, as funções do EGO que atuam como seus executantes, ou como defesas contra ansiedades, culpas, conflitos, e o grande papel exercido pelos processos inconscientes da vida mental, são todos partes da perspectiva psicanalitica do homem. 
É sem dúvida, a perspectiva mas compreensivel que se tem até o momento a respeito do tratamento clinico das patologias mentais e obviamente da cura destas patologias.