Psicose Paranóide.

Hoje realmente é um dia triste. 
As 8:30 da manhã do dia de hoje um doente mental entrou em uma escola no RJ e atirou em 28 pessoas e em si mesmo, levando a óbito ,até o momento, 11 delas. Diante das repercussões e dos fatos, vejo um quadro clínico severo desse individuo. 
A meu modesto sentir, trata-se de um caso de Psicose Paranóide, por todas as circunstâncias envolvidas. Obviamente isto não é um diagnóstico e sim apenas a minha posição a respeito. Diante dessa tragédia, resolvi postar o que realmente significa esta enfermidade para leigos. Percebam:

O termo paranóide, que designa este tipo de personalidade deriva de paranóia, por sua vez resultante da expressão grega “para nous”.

A descrição clássica das personalidades paranóides comporta quatro elementos principais: a hipertrofia do eu é o traço principal que se exprime pelo orgulho, a certeza de ter razão, o desprezo, desqualificação ou exploração dos outros, rigidez e intolerância que roçam o fanatismo.

A desconfiança domina as relações com os outros e vai desde o sentimento de ser incompreendido, não estimado ou isolado, à suspeita activa e à interpretação das atitudes do outro sentidas como hostilidade sistemática.

Os erros de julgamento que não põem em causa a inteligência, mas que se compreendem a partir da submissão do pensamento lógico às posições afectivas, alimentam atitudes megalómanas, de perseguição, de ciúme, erotomaníacas, etc.

Por fim, a inadaptabilidade é a resultante social destas atitudes psicológicas. As dificuldades relacionais nos domínios familiar, profissional e pessoal levam a um isolamento social e a uma retirada do investimento no próprio, o que acentua ainda mais os outros grupos.

Estas pessoas são geralmente litigantes, com tendência para exagerar as dificuldades, hipervigilantes, tendendo a evitar a culpa mesmo quando é justificada.

Revelam extrema dificuldade em aceitar críticas dirigidas a si próprios, evitam a intimidade, ostentando uma necessidade excessiva em serem auto suficientes.



CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO DE PERTURBAÇÃO DA PERSONALIDADE PARANÓIDE

A. Tendência persistente e injustificada, começando no início da idade adulta e presente em vários contextos, para interpretar as acções dos indivíduos como aviltantes ou ameaçadoras, como indicado por pelo menos quatro das seguintes manifestações:

1- Expectativas, sem fundamento, de ser explorado ou ofendido pelos outros;

2- Dúvida, sem fundamento, da lealdade e fidelidade dos amigos e conhecidos;

3- Leitura de significados ameaçadores ou aviltantes em acontecimentos inocentes, por exemplo, suspeitar que o vizinho deita fora o lixo para o irritar;

4- Suporta com má vontade e nunca se esquece de insultos ou lapsos alheios;

5- Tem relutância em confiar nos outros por um medo injustificado de que a informação seja usada contra ele;

6- Descamba fácil e rapidamente para reacções de raiva ou contra-ataque;

7- Dúvida, sem fundamento, da fidelidade do cônjuge ou do parceiro sexual.

8- Ocorre não exclusivamente durante a evolução de Esquizofrenia ou de outra Perturbação Delirante."