Esvazie sua mochila.

Nos ultimos dias do ano, é quase a normalidade que façamos reflexões sobre os rumos que tomamos nos 364 dias anteriores. Talvez esta não seja a esfera correta para fazer certos tipos de comentário, mas se não posso dividir as minhas experiências com meus pacientes, para que realmente eu serviria?
No final de 2009 ou início do ano (não recordo ao certo) assisti por indicação e muita insistência, um filme chamado "UP IN THE AIR" que quando li a sinopse quase desisti. Felizmente fui perseverante.
Não que isso tenho mudado muita vidas, mas algumas coisas interessantes chamam realmente a atenção. Depois de comentários com amigos, percebi que ao assistirem, também acabaram despertando certo interesse....Mais a fundo, pude conferir que o processo Projeção ¹ estava em evidência.
Muitas e muitas pessoas também necessitam mesmo "esvaziarem suas mochilas" e percebi que nem tudo pode ser tirado e somos nós, os profissionais da área, que devemos orientar nessa empreitada.
Para quem não assistiu, abaixo vai um trecho traduzido da conferência do personagem principal.
Quem sabe que o ler, encontre algo interessante, tanto quando eu percebi assistindo.
Feliz ano novo a todos!

¹ Projeção é um mecanismo de defesa do ego no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo ou seja emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outras pessoas.


"Quanto  a sua vida pesa? Imagine por um segundo que você está carregando uma mochila. Coloque dentro dela todas as coisas que você tem na sua vida ... Começe com as pequenas coisas. As prateleiras, as gavetas, os bibelôs, brinquedos...então você começa a adicionar as grandes coisas. Roupas, utensílios de mesa, lâmpadas, o televisor ... a mochila deve estar ficando muito pesada agora. Ai sim você vai para as maiores. Seu divã, seu carro, sua casa ... Realmente coloque todas estas coisas dentro...coloque tudo dentro desta mochila. Agora vamos preencher os espaços com as pessoas. Comece com conhecidos casuais, amigos de amigos, pessoas ao redor do escritório ... e então você se move para as pessoas da sua confiança que detém seus segredos mais íntimos. Seus irmãos, suas irmãs, seus filhos, seus pais e, finalmente, o seu marido, sua esposa, seu namorado, sua namorada. Vamos leva-los todos para a mochila...Agora, segure-a na mão e a coloque. É é perfeitamente normal se as tiras começarem a cortar seus ombros. 
Não se engane, seus relacionamentos são os componentes mais pesados em sua vida. Tudo isso é muito pesado...Todas essas negociações e argumentos e segredos, as responsabilidades, os compromissos.  
Quanto mais mais lento nos movemos, mais rápido morreremos.  
Não se engane, movimento é vida.
Esvazie sua mochila....