O labirinto da saudade.

O título do Post refere-se ao mítico português (Don Quixote), porém o que realmente gostaria que ilustrasse hoje nosso blog, é um pequeno comentário da Casa do Saber (Moacyr Scliar e outros).

"Muito antes de existir a palavra "saudade", São Tomás de Aquino falou de um sentimento que é a dor que nasce do amor e que, como ele, causa prazer ao ser sentida. Considerada por muitos como propriedade única da língua portuguesa, a saudade situa-se entre a melancolia e a esperança... "





Esta breve e bela introdução faz nos abrir para alguns pensamentos.  O amor em sua forma mais concisa realmente causa um misto de dor e prazer. Mas nao estamos neste momento para falar dele e sim da falta dele. A saudade se situa entre a nebulosa região da perda do que já se foi e a ausência do que ainda nao é. 
Por inumeros e incontáveis motivos sentimos saudade.  As vezes nos pegamos saudosistas ou mesmo melancólicos sentindo saudade da própria saudade. Conduzir esta importante expressão da lingua portuguesa por caminhos que acreditamos serem os corretos nem sempre é facil. Por muita vezes o caminho é tão longo e tortuso que nem mesmo a saudade nos acompanha. Depois de um tempo, acredito monocráticamente eu, que esta cede seu espaço ou seja pende para o lado mais "magnético" usando ainda a analogia do pêndulo. Saudade é um sentimento importante, mas como na solidão deveriamos nos beneficar dela e não sermos consumidos por ela.
Em muitos casos, descobrimos pessoas movidas pela saudade, que na verdade nao é aquela saudade totalmente pura em seus propósitos (se é que podemos chama-la assim) Isto realmente tem outro nome: Melancolia (Prazer através da tristeza).
Nao é nada incomum a associação entre saudade, melancolia e a depressão, transformando-se em um labritinto entitulado quando na verdade as causas e consequencias são mais profundas. Para isso vejamos o seguinte:

Sintomas psíquicos da Depressão

Humor depressivo: sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimentos de culpa.
Os pacientes costumam aludir ao sentimento de que tudo lhes parece fútil, ou sem real importância. Acreditam que perderam, de forma irreversível, a capacidade de sentir alegria ou prazer na vida. Tudo lhes parece vazio e sem graça, o mundo é visto "sem cores", sem matizes de alegria. Em crianças e adolescentes, sobretudo, o humor pode ser irritável, ou "rabugento", ao invés de triste. Certos pacientes mostram-se antes "apáticos" do que tristes, referindo-se muitas vezes ao "sentimento da falta de sentimentos". Constatam, por exemplo, já não se emocionarem com a chegada dos netos, ou com o sofrimento de um ente querido, e assim por diante.
O deprimido, com freqüência, julga-se um peso para os familiares e amigos, muitas vezes invocando a morte para aliviar os que o assistem na doença.
São freqüentes e temíveis as idéias de suicídio. As motivações para o suicídio incluem distorções cognitivas (perceber quaisquer dificuldades como obstáculos definitivos e intransponíveis, tendência a superestimar as perdas sofridas) e ainda o intenso desejo de pôr fim a um estado emocional extremamente penoso e tido como interminável. Outros ainda buscam a morte como forma de expiar suas supostas culpas. Os pensamentos de suicídio variam desde o remoto desejo de estar simplesmente morto, até planos minuciosos de se matar (estabelecendo o modo, o momento e o lugar para o ato). Os pensamentos relativos à morte devem ser sistematicamente investigados, uma vez que essa conduta poderá prevenir atos suicidas, dando ensejo ao doente de se expressar a respeito.

Redução da capacidade de experimentar prazer na maior parte das atividades, antes consideradas como agradáveis. As pessoas deprimidas podem relatar que já não se interessam pelos seus passatempos prediletos. As atividades sociais são freqüentemente negligenciadas, e tudo lhes parece agora ter o peso de terríveis "obrigações".
Fadiga ou sensação de perda de energia. A pessoa pode relatar fadiga persistente, mesmo sem esforço físico, e as tarefas mais leves parecem exigir esforço substancial. Lentifica-se o tempo para a execução das tarefas.
Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar ou de tomar decisões. Decisões antes quase automáticas parecem agora custar esforços intransponíveis. Um paciente pode se demorar infindavelmente para terminar um simples relatório, pela incapacidade em escolher as palavras adequadas. O curso do pensamento pode estar notavelmente lentificado. Professores experientes queixam-se de não conseguir preparar as aulas mais rotineiras; programadores de computadores pedem para ser substituídos pela atual "incompetência"; crianças e adolescentes têm queda em seus rendimentos escolares, geralmente em função da fatigabilidade e déficit de atenção, além do desinteresse generalizado.

Sintomas fisiológicos
alterações do sono (mais freqüentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência). A insônia é, mais tipicamente, intermediária (acordar no meio da noite, com dificuldades para voltar a conciliar o sono), ou terminal (acordar mais precocemente pela manhã). Pode também ocorrer insônia inicial. Com menor freqüência, mas não raramente, os indivíduos podem se queixar de sonolência excessiva, mesmo durante as horas do dia.
alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite). Muitas vezes a pessoa precisa esforçar-se para comer, ou ser ajudada por terceiros a se alimentar. As crianças podem, pela inapetência, não ter o esperado ganho de peso no tempo correspondente. Algumas formas específicas de depressão são acompanhadas de aumento do apetite, que se mostra caracteristicamente aguçado por carboidratos e doces.
redução do interesse sexual
Evidências comportamentais
retraimento social
crises de choro
comportamentos suicidas
Retardo psicomotor e lentificação generalizada, ou agitação psicomotora. Freqüentemente os pacientes se referem à sensação de peso nos membros, ou ao "manto de chumbo" que parecem estar carregando. Em recente revisão da literatura sobre os estados depressivos, o item "retardo psicomotor" foi o denominador comum, em nove sistemas classificatórios, como traço definidor da melancolia. Na Austrália, Gordon Parker e colaboradores propuseram, para o diagnóstico da melancolia, um sistema baseado não em "sintomas" (subjetivos), mas em "sinais" (características objetivas, observáveis): o sistema "core", que tem sido cada vez mais utilizado pelos pesquisadores nessa área. Na França, Daniel Widlöcher e colaboradores, na Salpêtrière, desenvolveram uma escala especificamente destinada a medir o retardo psicomotor ("échelle de ralentissement dépressif" da Salpêtrière). Deve-se ainda lembrar, no diagnóstico das depressões, que algumas vezes o quadro mais típico pode ser mascarado por queixas proeminentes de dor crônica (cefaléia, dores vagas no tórax, abdome, ombros, região lombar, etc.). A ansiedade está freqüentemente associada. Em idosos, principalmente, as queixas de caráter hipocondríaco costumam ser muito comuns.

Características melancólicas

O termo "melancolia" tem sido empregado, nas atuais classificações (como o DSM IV), para designar o subtipo anteriormente chamado de "endógeno", "vital", "biológico", "somático" ou "endogenomorfo" de depressão. Considerado por muitos como o "protótipo" ou síndrome nuclear das depressões, a melancolia – ao contrário de outras formas de depressão – parece constituir-se em um grupo mais homogêneo, que responde melhor a tratamentos biológicos, e para o qual os fatores genéticos seriam os principais determinantes. Não que eu concorde mas cito como exemplo mesmo assim.

Felizmente este blog não é um cardápio a qual você escolhe aleatoriamente sua "possivel patologia" e a veste. Muito pelo contrário, é da informação que vem o conhecimento e do conhecimento que nos vem a informação. Diante disso saberemos,(excluidos todos estes processos básicos) que se algo estranho ainda persistir a tua consicência, você está entre a tristeza natural e a esperança saudável ou seja COM SAUDADE.