Enquanto você dormia.

Estes dias em uma conversa casual, o tema Esoteria acabou vindo a tona. É obvio que não irei escrever nada sobre isso, mesmo porque não é minha expertise, mas me senti a vontade em escrever sobre algo relacionado:

Os Sonhos.

Quando falo em sonhos, não quero dizer nem aquele de "creme da padaria", muito menos nossas aspirações de vida, mas sim o sonho mesmo...aquele que se tem dormindo ou em estado de não vigília consciente.. como queiram.
Hoje, combinei com meu ego, não me estender demais, ser bem objetivo e como sempre nada formal....vamos ver se ele cumpre a sua parte no final.

Podemos dividir em 3 etapas básicas de conteudo:

Conteúdo Latente: são desejos e pensamentos inconscientes que ameaçam acordar a pessoa e transtornar o sono. São os impulsos e desejos do Id; as impressões sensoriais noturnas; pensamentos, idéias e preocupações correntes (stres, trabalho, probemas financeiros). Todo o conteúdo latente do sonho é inconsciente.
A parte mais importante do conteúdo latente do sonho é a que deriva geralmente da infância,  com o surgimento dos mecanismos de defesa; em contraste com isso, os pensamentos e preocupações do dia anterior e as sensações são correntes, atuais.

Elaboração do Sonho: formação ou seleção de uma fantasia para a satisfação do desejo, que seja aceita pelo Ego e não perturbe o sono.

Conteudo Manifesto (Formação de Compromisso): É o produto final do equilíbrio entre as forças de defesa do Ego e o Conteúdo Latente do sonho. Quando as forças defensivas não são suficientemente fortes para impedir que parte do conteúdo latente se torne consciente, elas podem tornar esse conteúdo vago, impedindo assim que este se torne totalmente consciente e você não lembrará de nada desses "Filminho".
A formação de compromisso irá determinar o quão distante do conteúdo original será o sonho e o quão vago ele será conscientemente.

Interpretação dos Sonhos: Processo de engenharia reversa onde a tarefa consiste em verificar o conteúdo latente por meio do conteúdo manifesto encontrando assim similaridades.




Percebam o seguinte....ao contrário que muitos imaginam, eu acredito que o que melhor define este processo fisiológico é:

"O SONHO É A PREVISÃO DO NOSSO PASSADO."

Acho que consegui ser simplista, sem perder a essencia...rs
Até breve...