SER ou TER



Ainda esses dias acabei comentando sobre a tentativa frustrada de muitos de mensurar ou rotular certos tipos de sentimentos, logo não é isso que farei aqui. Seria no mínimo discrepante.
O que pretendo, sob a minha única e exclusiva ótica, é a luz sobre um assunto polemizante: O Ciume. 
Conforme também já comentei, não me apego a "bandeiras" machistas, feministras ou qualquer outra, então, se quiseres compreender e não apenas ler...tente fazer o mesmo.
Bom, depois destas breves considerações, vejo o ciúme (seja ele masculino ou feminino) como um conflito de algo que não podemos suportar. Sim..isso mesmo...não sentimos ciúmes de outra pessoa ou coisa...sentimos ciúmes de nós mesmos por não SER ou TER determinada personalidade, aparência física, consição financeira etc...Certo Cleber, entendi até este ponto, mas e como isso se reflete sempre no outro?
Pense comigo: "Já que eu não consigo resolver este conflito que criei por N motivos, o que vou fazer com algo que me causa dor, sofrimento, angústia, raiva etc...Vou tratá-lo sozinho ou sozinha? O que é mais fácil e IMEDIATO?....Hum tive uma idéia...vou REPASSAR PARA O OUTRO!!"
Parece uma obviedade e não a generalizaremos, mas é  normalmente isso que acontece com Maridos e esposas que sentem ciúmes exagerados que sentindo um desejo por outra pessoa, e na eminência de reprimir este sentimento, acabam repassando esse conflito ao parceiro ou parceira.




Muitos atribuem a insegurança e concordo plenamente, mas é interessante que quando pensamos na tal "Insegurança" a primeira coisa que nos vem a mente é incapacidade de competir e "É AI QUE MORA O PERIGO" pois não se trata de rivalidade externa e sim INTERNA fundida com um enorme sentimento de culpa.
Não me proponho a seguir manuais, muitos menos a dar "dicas" elas honestamente só enriquecem aos autores que publicam lá seus livros e certamente os respeito, mas discordo desta fórmula...mas a título de certo valor utilitário, sugiro que quando transbordar teu cíume, seja pelo que for, tente perguntar-se 
"Qual minha responsabilidade, por estar sentindo isso"?
Não precisa introjetar e ter isso como verdade..Muito menos assumir o lugar vitimizatório, isso não vai te levar a lugar algum...apenas respire e tente...Quem sabe você se surpreenda!

 Curta nossa página no FACEBOOK:

https://www.facebook.com/ClinicaCleberMartins